segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FESTIVAL DE VENEZA 2009 - VENCEDORES



O Leão de Ouro da 66ª Edição do Festival de Veneza foi atribuído ao filme israelita "Lebanon", de Samuel Maoz, que mostra a primeira invasão do Líbano pelas tropas de Telavive, nos anos 80, centrando-se no claustrofóbico ponto de vista da tripulação de um tanque. Um emocionado Samuel Maoz agradeceu ao júri e dedicou o prémio aos milhares de pessoas que todos os anos regressaram a salvo das guerras.
A iraniana Shirin Neshat conquistou o Leão de Prata para Melhor Realização pelo seu trabalho em “Women Without Men”, um drama centrado nos efeitos de um golpe apoiado pela CIA no Irão dos anos 50. Nas categorias de representação, o prémio para Melhor Actor coube ao britânico Colin Firth pelo seu trabalho de protagonista no drama homossexual “A Single Man”, uma interessante obra cinematográfica que também marcou a estreia do estilista Tom Ford enquanto realizador. O prémio de Melhor Actriz foi entregue a Ksenia Rappoport pela sua performance no filme italiano 'La Doppia Ora'. O prémio Luigi de Laurentiis para o Melhor Filme de Estreia foi para “Engkwentro”, de Pepe Diokno, um cineasta que também conquistou o prémio da Mostra Horizontes.
O júri da competição do 66º Festival de Veneza era presidido pelo cineasta asiático Ang Lee e formado pela actriz francesa Sandrine Bonnaire, pela cineasta italiana Liliana Cavani, pelo cineasta russo Sergey Vladimirovic Bodrov, pelo cineasta americano Joe Dante, pelo cineasta indiano Anurag Kashyap e pelo cantor e compositor italiano Luciano Ligabue.
Melhor Filme – Leão de Ouro: “Lebanon” (Israel)
Prémio Especial do Júri: “Soul Kitchen” de Fatih Akin
Melhor Realização – Leão de Prata: Shirin Neshat por “Women Without Men”
Melhor Actor - Coppa Volpi: Colin Firth por “A Single Man”
Melhor Actriz - Coppa Volpi: Ksenia Rappoport por “La Doppia Ora”
Melhor Actor ou Actriz Emergente: Jasmine Trinca por “Il Grande Sogno”
Melhor Argumento: Todd Solondz” por “Life During Wartime”
Melhor Contribuição Técnica: Sylvie Olivé por “Mr. Nobody”
Melhor Filme de Estreia: “Engkwentro” de Pepe Diokno
Controcampo Italiano: “Negli Occhi” de Francesco Del Grosso e Daniele Anzelotti
Prémio da Mostra: “Cosmonauta” de Susanna Nichiarelli

Nenhum comentário: