sábado, 26 de dezembro de 2009

CACASO HOJE O DIA DA LEMBRANÇA ESTOU AQUI PARA LEMBRAR



Bodas.
       bombocado
casadinho
suspiro
brevidade




.O poeta, professor universitário, desenhista e letrista Cacaso (Antônio Carlos Ferreira de Brito) nasceu em Uberaba (MG), em 1944. Lecionou Teoria da literatura e Literatura Brasileira na Puc-Rio, e colaborou regulamente com revistas e jornais da época.

Foi um dos teóricos responsáveis pela divulgação e crítica da geração mimeógrafo e da poesia marginal, imortalizada na antologia “26 poetas hoje”, organizada por Heloísa Buarque de Hollanda em 1976. Seu primeiro livro, "A palavra cerzida", foi lançado em 1967. Seguiram-se "Grupo escolar" (1974), "Beijo na boca" (1975), "Segunda classe" (1975), "Na corda bamba" (1978) e "Mar de mineiro (1982).



Todo este movimento de poesia marginal marcou a contracultura brasileira, surgida quando a ditadura calava os meios de comunicação e impunha, através da censura e do macabro e nada saudoso AI-5, a marginalização de escritores, compositores, enfim - de todos os que produziam cultura. Surgem movimentos de protesto na música e, dentro deste contexto, a poesia marginal marcou uma recusa ao Sistema e às novidades da indústria cultural oficializada pela ditadura, submissa, vergonhosa.


             HAPPY END
O MEU AMOR E EU
NASCEMOS UM PARA O OUTRO
AGORA SÓ FALTA QUE NOS APRESENTE



Quem me vê assim cantando/ Não sabe nada de mim/ Dentro de mim mora um anjo/ Que arrasta suas medalhas/ E que batuca pandeiro / Que me prendeu em seus laços/ Mas que é meu prisioneiro…” Embora tenha sido um dos ex poentes da chamada “geração mimeógrafo”, coletivo de poetas alternativos que movimentou a cena brasileira na década de 1970, Cacaso se tor nou mais conhecido como letrista de música. O verso citado é de Dentro de mim mora um anjo, que fez com a compositora Sueli Costa, clássico da MPB -


assim como Amor, amor, Face a face e Lambada de serpente, imortalizadas por Maria Bethânia, Simone e Djavan, respectivamente.

Além da poesia, Cacaso foi também parceiro musical de Toquinho, Tom Jobim, Cláudio Nucci, Edu Lobo, Sivuca, entre tantos. Em 1987, no dia 27 de dezembro Cacaso foi embora, prematuramente  "Poesia rápida como a vida".

Nenhum comentário: