sábado, 12 de dezembro de 2009

Protestos em todo o mundo pedem acordo ambicioso para o clima

FOTO REUTERS
Milhares de ativistas protestaram em Copenhague no sábado como parte do evento mundial "Dia de Ação", para exigir que negociadores na conferência da ONU sobre mudança climática firmem um acordo ambicioso para a luta contra o aquecimento global.
"Não há um planeta B" e "Mude a política, não o clima" eram algumas das faixas carregadas por manifestantes na capital dinamarquesa. Alguns ativistas estavam vestidos de urso polar e pinguins com placas dizendo: "Salvem os humanos!"

O protesto foi feito em clima de carnaval, mas tropas de choque prenderam cerca de 400 ativistas após vidros terem sido quebrados com o lançamento de garrafas. Os manifestantes foram forçados a sentar no chão e tiveram as mãos amarradas.
As estimativas sobre o número de manifestantes variam de 25 mil, segundo a polícia, a 100 mil, segundo os organizadores, que esperam pressionar os 110 líderes presentes no encontro na capital entre 17 e 18 de dezembro.

FOTO GETY IMAGENS
"Há muito pelo que lutar na semana restante de negociações", disse Kumi Naidoo, do grupo ativista "TicTacTicTac". Os organizadores da marcha querem que a cúpula consiga um acordo legal completo, o que muitos governos dizem estar fora do alcance.
O principal grupo de ativistas de Copenhague percorreu seis quilômetros da cidade até o Bella Center, onde os negociadores se encontraram, e mantiveram uma vigília a luz de velas.
Caroline, uma dinamarquesa de 7 anos, carregava uma placa feita em casa dizendo: "Tome conta do nosso mundo até eu crescer."
Os delegados disseram haver divisões profundas em alguns tópicos como o levantamento de fundos para nações em desenvolvimento e divisão de responsabilidades pela redução de emissões.(Reuters)Por Sunanda Creagh e John Acher

Nenhum comentário: