domingo, 31 de janeiro de 2010

Escritor e crítico literário Wilson Martins morre aos 88 anos

Wilson Martins sempre diz que tem uma receita infalível para identificar livros ruins em seu ofício de crítica. Ele lê deitado. Se depois de algumas páginas, cair no sono, é porque o livro é muito ruim.
Wilson Martins (São Paulo, 1921 — Curitiba, 30 de janeiro de 2010) foi um historiador e crítico literário brasileiro.
O escritor e crítico literário paulista Wilson Martins morreu no sábado, aos 87. Radicado em Curitiba, Martins morreu em decorrência de complicações cirúrgicas, cinco dias após sofrer uma operação para extração da bexiga.
Biografia:
Formou-se em Direito, mas após concluir um curso de especialização literária em Paris, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura, como professor e crítico. Ministrou aulas na Universidade Federal do Paraná - UFPR, e durante anos foi professor de Literatura Brasileira na New York University, aposentando-se deste cargo em 1992, quando foi homenageado com o título de Professor Emérito.
Escritor respeitado, é autor da monumental obra em 12 volumes História da Inteligência Brasileira; escreveu também A idéia modernista, Crítica literária no Brasil e A palavra escrita, entre outros.
Foi durante 25 anos crítico literário de O Estado de S. Paulo e também do Jornal do Brasil. Foi Colunista da Gazeta do Povo e do O Globo.
Recebeu prêmios como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por duas vezes, por volumes do livro “História da Inteligência Brasileira”, e o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2002, pelo conjunto de sua obra
 Divulgação
"Mestre da Crítica"
Editado em convênio com a Imprensa Oficial do Paraná, este livro reúne textos de vários autores, nacionais e estrangeiros, em homenagem àquele que é considerado o maior crítico literário brasileiro de todos os tempos.
Entre os que escrevem sobre o professor emérito da Universidade de Nova York estão Ivan Junqueira, Moacyr Scliar, Josué Montello, Antonio Candido, Affonso Romano de Sant´Anna, Edson Nery da Fonseca, José Mario Pereira, Antonio Carlos Secchin, Luiz Antonio de Assis Brasil.
A obra traz também um caderno de fotos de Wilson Martins. Fonte Topbooks

Nenhum comentário: