segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Françoise Gilot uma das mulheres de Picasso

Foto: Françoise Gilot, desenho de Pablo Picasso


"Em sua brancura hipnótico da tela parece estender-se sem limites - que toma o lugar do mundo exterior, que deve ser encantado e conquistado". Françoise Gilot
                                                                                                          
Françoise Gilot continua a conquistar a tela com sua própria língua de forma e cor. Seu trabalho, feito em uma variedade de meios, ocupa um lugar fundamental no mundo da arte internacional. Gilot está incluído na coleção permanente do Museu Picasso em Antibes, no Museu de Arte Moderna de Nova York, o Museu de Tel Aviv, em Israel, o Museu da Mulher em Washington DC e Bibliothèque Nationale e Musée d'Art Moderne, em Paris. Em 1990, ela recebeu o Chevalier de la Legion d'Honneur, maior honraria do governo francês, por seu trabalho como pintor, escritor e feminista.

Nascida em 1921 em Neuilly-sur-Seine, Gilot, 5 anos de idade declararam que ela iria se tornar uma pintora.  Estudos formais começaram em 1934 e, apesar das objeções de seu pai, que previu uma carreira em direito ou ciências; perseguiu seu interesse em arte. Sua primeira exposição foi realizada durante a ocupação nazista de Paris. Infelizmente, seus primeiros desenhos e aquarelas foram perdidas em um bombardeio alemão.

O pintor com 62 anos, encantou-se pela estudante de 21, cabelos ruivos e olhos verdes. Com os dois filhos, Claude e Paloma, viveram uma serena união familiar por dez anos. Mas, em suas memórias, diz-se uma jovem seduzida, manipulada e
     Foto de Robert Capa. Pablo Picasso e sua mulher Françoise Gilot na Riviera francesa, 1948.

Gilot carreira decolou no final dos anos 1950, quando ela se separou da influência de Picasso para desenvolver um estilo mais pessoal. Esta fase de sua obra foi dito ter criado uma ponte entre a Escola de Paris dos anos 1940 e 50 e na cena da arte contemporânea americana.

 Gilot começou a explorar obras sobre papel e as camadas intrincada de guache. Em 1960, ela viajou para os Estados Unidos para apresentar sua arte.


Com uma licenciatura em filosofia pela Universidade de Paris e outra em Inglês e Literatura da Universidade de Cambridge, Gilot tornou-se uma talentosa escritora e poeta. Ela escreveu e ilustrou vários livros, incluindo Life with Picasso por escrito com Carlton Lake (1964), The Fugitive Eye (1976, Interface:



o Pintor ea Máscara (1983), Françoise Gilot: um artista? S Journey (1987) e Matisse e Picasso : A Amizade em Arte (1990). , casou-Luc Simon e teve uma segunda filha, Aurélia. Seus filhos aparecem como os temas de muitas de suas pinturas. Outros temas as aves, emblemas, símbolos budistas e Hopi, mitologia grega e flutuante "espaços. Gilot infância na França e viaja para a Grécia e no Oriente também são temas de muitas de suas works.Later na vida, casou-se com Gilot Dr. Jonas Salk, desenvolvedor da vacina contra a poliomielite.

 No início dos anos oitenta, ela continua a pintar aos estúdios em Paris e Nova York.Ilustração Cristopher Llanos

Nenhum comentário: