terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Henry David Thoreau


"Um homem é rico na proporção das coisas que ele pode ignorar"Henry David Thoureau


Nasceu em Concord, EUA em 12 de julho de 1817, foi ensaísta, poeta, naturalista e filósofo.
Estudou em Harvard, e depois de sua formatura, passou dois anos isolado da civilização, num barraco, às margens do lago Walden, absorto na contemplação da natureza.

Retornando à civilização, tornou-se professor no liceu de Concord, onde exerceria até sua morte. Entre suas obras destaca-se "Walden, or life in the woods", 1854, que tornou-se um clássico nos EUA. Um de seus trechos foi repetido em todo mundo na produção cinematográfica Sociedade dos Poetas Mortos:



"eu fui à Floresta porque queria viver livre. Eu queria viver profundamente, e sugar a própria essência da vida... expurgar tudo o que não fosse vida; e não, ao morrer, descobrir que não havia vivido".

 
Thoreau era abolicionista, amava intensamente a natureza, era contra o trabalho desvinculado do prazer, místico,solteirão convicto e contra as "boas maneiras".

Outra obra importante é o ensaio On the Duty, of Civil Disobedience de 1849, que foi escrito após o autor ter sido preso por se negar a pagar impostos.
Henry-David sofreu grande influência de Rousseau e exerceu forte influência sobre os conceitos de resistência pacífica, desenvolvido por Gandhii, influenciou também Martin Luther King e o Movimento Hippie. Thoreau faleceu em sua cidade natal, em 6 de maio de 1862.

Nenhum comentário: