quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

James Joyce

Retrato do Artista Quando Young Man [1916].

   James   Joyce,  não abandona o leitor à própria sorte. São muitos os conselhos de leitura inseridos no próprio livro, mesmo que estejam eles dispersos no meio da linguagem pouco clara do romance, ou apareçam, muita vezes, de forma implícita. Extraí dois exemplos como ilustração:

So now, I’ll ask you, let ye create no scenes in my poor primmafore’s wake. (Então, agora, eu pedirei a vocês, não criem nenhum espetáculo no meu pobre préprimeiro despertar)

Now, patience; and remember patience is the great thing...(Agora paciência; e lembre-se paciência é a melhor coisa) Além disso, o romance se auto-conceitua, procurando ajudar na aproximação entre o leitor e a obra.
Nota Biográfica
No dia 13 de Janeiro, decorreram sessenta e nove anos sobre a morte do escritor irlandês James Joyce, uma das figuras literárias de maior impacto na literatura do século XX. Joyce, considerado como um escritor de influências tão decisivas como as excercidas por Franz Kafka e Marcel Proust, é o percussor de uma nova estética radical e inovadora que ficaria marcada por uma viagem mental aos recessos mais profundos do Homem


Embora ele passou a maior parte de sua vida adulta fora da Irlanda, o universo psicológico e ficcional de Joyce está firmemente enraizada em sua Dublin natal, a cidade que apresenta as configurações e muito do assunto para toda a sua ficção. Em particular, o seu relacionamento tempestuoso com o início irlandês Igreja Católica Romana é refletida através de um conflito interior semelhante em seu periódico alter ego Stephen Dedalus.Afligido por problemas de saúde, passou os últimos vinte anos da sua vida entre Paris e Zurique, e se conseguiu a escrita e publicação das suas obras, foi graças ao apoio incondicional de amigos e admiradores. Morre em
Zurique, em 1941, devido a complicações pós-operatórias.
Links sobre James Joyce:
James Joyce Centre
Literary Encyclopedia
Biografia e Bibliografia na Wikipedia

Nenhum comentário: