segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nigella Lawson, a Diva da Cozinha



Ela nasceu rica, filha de baroneses. Sei pai era chanceler do tesouro britânico (algo como ser ministro da fazenda aqui no Brasil) e sua mãe era herdeira de uma grande rede de restaurantes e hotéis. Mas nem por isso ela teve uma vida glamorosa e tampouco deixou que a riqueza dos pais afetasse sua vida profissional. Depois de conturbados anos letivos na escola, foi para a faculdade e se formou em Letras em Oxford. Começou a trabalhar como jornalista e crítica de livros em 1984 e em 1985 começou a fazer crítica de restaurantes. Mas depois de um tempo, viu que seu negócio era escrever matérias de modo livre, sem que houvesse a influência de um chefe ou de propagandas pagas.

Largou seu emprego no The Sunday Times e começou a escrever como freelancer para vários jornais britânicos, chegando a ter uma coluna sobre alimentação na Vogue.


Mas a influência da sua infância ao lado da sua mãe, que era fã da culinária, parece ter sido mais forte. Depois de uma viagem a Paris, Nigella percebeu que cozinhar deveria ser um ato prazeroso, e não desgastante como é para tantas pessoas que não conhecem os truques e dicas da cozinha. Foi então que decidiu escrever seu primeiro livro, “How to Eat” (Como Comer, tradução livre), que dava dicas para preparação de pratos para economizar tempo na cozinha. Nessa quase brincadeira, ela vendeu mais de 300 mil cópias de seu livro apenas na Inglaterra! Em 2000, lançou “How to Be a Domestic Goddess” (Como ser uma Deusa Doméstica, tradução livre), que foi o livro mais bem vendido do ano na Inglaterra. Fez tanto sucesso que no mesmo ano Nigella foi convidada a apresentar seu próprio programa de culinária na televisão, que foi também transmitida nos EUA. Produzido até hoje por canais britânicos, seus programas são transmitidos em vários países do mundo (no Brasil, pelo canal pago GNT) e possuem temáticas como especiais para as festas de fim de ano e pratos preparados especialmente para o verão e as férias das crianças.
: Nigella Lawson e seu marido colecionador de arte Charles Saatchi

Mas o que faz de Nigella uma mulher chique não é só isso. Além de suas técnicas divertidas, práticas e simples na cozinha, ela se tornou um exemplo para várias mulheres no mundo inteiro, de que elas podem saber cozinhar sem serem caretas ou escravas da cozinha, que podem cuidar da casa e dos filhos sem se estressarem, e ainda assim serem consideradas sexy. Nigella não é famosa somente pelos pratos que cozinha, mas também por ser uma mulher sensual, conquistando o público masculino e feminino para seu programa.Sita Diva

Nenhum comentário: