terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A banda desenhada de Bertrand Russell

Chaz Braman é o criador de um comic chamado Russell’s Teapot. O título é uma referência ao filósofo e matemático Bertrand Russell que escreveu:
«Se eu sugerisse que entre Terra e Marte há um bule de chá da China a rodar à volta do Sol viajando numa órbita elíptica, ninguém o poderia contestar – desde que eu tivesse o cuidado de acrescentar que esse bule é demasiado pequeno para ser visto mesmo com os mais poderosos telescópios. Se prosseguisse nesta ideia (…), poder-se-ia dizer, e muito justamente, que estava a dizer disparates.
Se, por outro lado, a existência de um bule de chá entre Terra e Marte fosse garantida em livros antigos e ensinada como verdade sagrada às crianças, qualquer um que hesitasse em acreditar na sua existência seria visto como um excêntrico que, numa Idade iluminada, devia ter atenções de psiquiatra, ou de Inquisidor, em tempos mais »

O desenhador/ilustrador colocou esta citação de Bertrand Russell na página de abertura do seu website (blogue, fórum e comics) e chamou, às suas histórias aos quadradinhos, Russell’s Teapot (que eu livremente traduzo por «bule de chá de Russel»). Todos os comics são uma desmistificação bem humorada das histórias da Bíblia. Ateus e agnósticos adorarão a forma como o artista desmonta e ridiculariza «todos estes bules de chá da China que continuam a rodar à volta do Sol».Fonte Marcos Santos

Nenhum comentário: