quinta-feira, 24 de junho de 2010

25 JUNHO JORNALISTA E ESCRITOR CASTELINHO FARIA 90 ANOS

Carlos Castelo Branco (Teresina, 25 de junho de 1920 — Rio de Janeiro, 1 de junho de 1993)   jornalista e escritor , foi membro da Academia Brasileira de Letras.

 A coluna que manteve por décadas no Jornal do Brasil é um marco do jornalismo político.

 Seu acervo encontra-se no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa.


 Biografia
Castelinho, como era chamado, formou-se em Direito em Minas Gerais (1943), mas toda sua vida foi dedicada ao jornalismo.


Começou nos Diários Associados em 1939 e, depois de exercer cargos de chefia, resolveu dedicar-se à reportagem política,

inicialmente no O Jornal (1949), depois no Diário Carioca e, a seguir, na revista O Cruzeiro. Iniciou-se na literatura com Continhos Brasileiros (1952).

Foi secretário de Imprensa no curto governo de Jânio Quadros (1961).

 Com a renúncia de Jânio, assumiu a chefia da sucursal do Jornal do Brasil', em Brasília (1962 a 1972).

Ali nascia a Coluna do Castello, lida, apreciada e temida pelos políticos, pois escrita por um profundo conhecedor dos bastidores do poder e um intérprete arguto da realidade política. Manteve esta coluna até o fim de sua vida.

Convidado pelos jornalistas
 Hélio Doyle e Carlos Marchi,Armando Rollemberg, aceita ser candidato a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal,

então dominado por um grupo simpático ao regime militar. Sua chapa derrotou a encabeçada por Arnaldo Ramos, que concorria à reeleição (1976)
Na direção do sindicato, Castelo enfrentava constantemente os militares, mas o fez com diplomacia, procurando não criar atritos.

Dessa forma, conseguiu contornar até uma ameaça de intervenção, que ocorreria caso realizasse uma reunião da Intersindical (precursora das centrais sindicais) na sede do sindicato. Castelo despistou a polícia ao transferir a reunião para um clube.
 
Após o Ato Institucional Número Cinco, não escapou da prisão e de prestar depoimentos no DOPS. Mas, mesmo com todos esses percalços, cumpriu seu mandato até o fim, em 1981.

Em sua homenagem, o auditório do sindicato leva seu nome.
Pora luta pela liberdade de imprensa, ganhou vários prêmios internacionais,

como o Maria Moors Cabot, da Universidade americana de Columbia e o Prêmio Mergenthaler, bem como o

Premio Nereu Ramos da Universidade de Santa Catarina.

Membro da Academia Piauiense de Letras,

 do Pen Clube do Brasil e

 da Associação Nacional de Escritores.
Foi  casado durante 44 anos com Élvia Lordello Castrelo Branco, ministra do Tribunal de Contas da União,( faleceu em novembro 2005)teve três filhos Rodrigo,Luciana e Pedro.
Rodrigo faleceu prematuramente aos 25 anos de idade e Pedro também já faleceu.


Com problemas de saúde, que começaram a se agravar a partir de 1986, Castelo faleceu em 1993.fonte  Wikipédia, fotos .www.carloscastellobranco.com.br. imagens  google

Um comentário:

Melhor de Londres disse...

Muio boa a matéria, pena que não consegui abrir as imagens!
bjs, Luciana