quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O artista, CHICO CHAVES, veio à universidade nesta quarta-feira para receber o título de Reconhecimento de Notório Saber

Estela Chaves decidiu que precisava conversar com o reitor. Seu filho, Francisco de Assis Chaves Bastos – o Chico Chaves – havia sido expulso da Universidade de Brasília em 1970 por subversão e, mesmo com uma decisão judicial que determinava seu retorno, a instituição não readmitiu o aluno do então Instituto Central de Artes (ICA) – hoje Instituto de Artes.
Estela se vestiu de marrom, com uma blusa estampada e sapatos de salto alto, como sempre, muito elegante. Levou junto seu outro filho, Aurélio Vander Chaves Bastos. Estela foi recebida pelo então vice-reitor, José Carlos Azevedo, professor e capitão de mar-e-guerra, que tratava dos casos de subversão. Aurélio ficou aguardando do lado de fora. Ao sair da sala, contrariada, a mãe disse: “Vamos embora meu filho. Aqui não é mais o lugar do Chico.
 O reitor disse que é melhor ele deixar a universidade porque o caminho de muitos pode ser a morte
 a UnB nunca deixou de ser o lugar de Chico. Hoje, o ex-aluno expulso voltou, pela porta da frente, para receber uma homenagem que deixaria dona Estela muito orgulhosa.
Foto Agencia UNB
 O artista plástico Chico Chaves recebeu da UnB o título de Reconhecimento de Notório Saber, concedido àqueles que se destacam em sua área. A cerimônia aconteceu na tarde desta quarta-feira, 1º de setembro, no Auditório da Reitoria.
Chico se define como um artista sem fronteiras. “Na UnB descobri que o lance não é ser artista plástico, é ser humano”, defende. Chico é poeta, artista plástico, músico e produtor cultural. Criou sete blocos de Carnaval no Rio de Janeiro, entre eles o Suvaco de Cristo, em 1986.
 Escreveu mais de 120 músicas gravadas por vários artistas da MPB, como Nara Leão, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Elza Soares. Teve obras expostas em diversos museus como o Museu de Arte
Contemporânea, do Rio de Janeiro, e o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Como jornalista, trabalhou nos jornais O Globo, Estado de São Paulo e Folha da Tarde. Na UnB, foi presidente do Diretório dos Estudantes do ICA.
foto re bittencourt
fonte: Agencia UNB e Artepoética

Um comentário:

Bárbara Hartz disse...

Regina, interessante a história que você conta sobre a mobilização da mãe do Xico Chaves. E pensar que anos depois disso, o ex-reitor da UnB, José Carlos Azevedo, continuaria a expulsar e punir alunos às dezenas, como fez conosco em 1976 e 1977.