quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PABLO NERUDA: VAMOS LEMBRAR DELE HOJE

 
Pablo Neruda é o pseudônimo adotado por Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto, nascido em 12 de julho de 1904 em Parral, povoado da zona central do Chilehoje faz 37 anos que ele se foi e,falecido em 23 de setembro de 1973.
Desde cedo, Neruda participou de movimentos políticos estudantis, o que o levou a seguir carreira diplomática. Muitas de suas poesias abordavam temas líricos como o amor, a mulher amada etc e outras tinham cunho político, tendo em vista sua ativa participação na política. Fez muitos versos com características épicas também.
Em decorrência de sua atuação na política foi nomeado senador e teve muitos inimigos, chegando mesmo a ser exilado na Europa em razão de seus discursos inflamados contra o governo.


Neruda foi um dos maiores poetas chilenos contemporâneos e influenciou muitos escritores. Em 1971 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, além do Prêmio Nobel da Paz. Sua obra é vasta e merece ser lida e relida.Imagens Google

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhoso, mas O seu blog poderia nos presentear com mais poesia do Pablo Neruda e tb sua bibliografia para entender e compreender o poeta PN. Como sugestão quem sabe que vc encontre o filme "O Carteiro e o Poeta" e coloque no blog.
Parabéns pela bela apresentação.
Felicidade
Maria