sábado, 8 de janeiro de 2011

O jornalista americano Monte Reel narra vida de índio isolado no Brasil

postado g1.globo.
O JORNALISTA MONTE REEL encontrou no Brasil o homem mais sozinho do mundo: um índio sem tribo, que vive isolado de qualquer contato humano no coração da floresta Amazônica.
foto divulgação
Acampamento da equipe da Funai que tentou contato com o índio sem tribo que vive isolado em plena floresta Amazônica
"Mas o que torna o homem no Brasil único não é meramente a extensão de sua solidão ou o fato de que o governo sabe que ele existe. É a forma como responderam a isso" afirma Reel,
foto divulgação
                 Acampamento da equipe da Funai que tentou contato com o índio sem tribo que vive isolado em plena floresta Amazônica
     Pouco se sabe sobre ele: vive nu, tem cerca de 40 anos, usa arco e flecha e estranhamente cultiva um pequeno bigode. Sim, aparentemente há índios com pelo no rosto.
Foto: Fiona Watson/Survival)
Mais de três anos de pesquisa sobre o caso sem precedentes resultaram no livro "The Last of the Tribe" (o último da tribo", Scribner, 2010, sem tradução no Brasil).
E estão a caminho de virar filme --com direitos comprados por estúdio, um diretor envolvido (Doug Liman, de "A Identidade Bourne" e "Fair Game") e agora em processo de roteirização.
O índio solitário foi visto pela primeira vez em Rondônia em 1996. Agentes da Funai fizeram várias incursões na mata para tentar se comunicar com ele, com a intenção de definir sua origem e facilitar o processo de demarcar a terra a que tem direito pela Constituição.
Cabana do índio solitário em foto de Marcelo dos Santos
Os brancos acabaram decidindo respeitar sua solidão --não sem antes lutar contra ameaças de todos os lados para garantir a ele um pedaço da floresta. fonte ANDREA MURTA DE WASHINGTON

Um comentário:

Break Point Brasil disse...

MUITO BOM !

Também tenho um blog de tênis com uma promoção no arvalendo prêmios. Se puder colaborar, peço que participe e concorra você também. É fácil e rápido ! Caso PARTICIPE DA PROMOÇÃO Kit Gamma e me seguir, irei te seguir de voltaporque adorei seu blog !

breakpointbrasil.blogspot.com/
twitter : @breakpointbr