sábado, 30 de abril de 2011

O Túnel , de Ernesto Sabato

O Túnel de Ernesto Sabato - Divulgação
O Túnel foi lançado em 1948(O ANO QUE NASCI) e "é considerado a obra prima de Sabato. Mas não é propriamente um livro sobre ciúmes. É um livro sobre a solidão, sobre essa nossa incapacidade inerente de estendermos uma 'ponte' ao outro, para que, a partir desse contato, fiquemos livres de nós mesmos" Mirta Maizares]
Narrado em primeira pessoa, o livro toma forma de desabafo. Juan Pablo Castel é um reconhecido pintor que, preso pelo assassinato de Maria Iribarne, procura reconstruir os fatos e os sentimentos que o levaram a cometer o crime.

 De início, é possível pensar que Juan Pablo escreve em busca de perdão; mas ele se apressa em esclarecer que busca apenas fazer com que alguém, "ainda que uma só pessoa", o entenda.
Andrew Wyeth - Wind From The Seapintura andrew.weter 
O trágico é que Pablo matou a "única pessoa" que o poderia entender. É esse toque trágico que dá o tom da narrativa.

 É possível perceber que é uma história de incomunicabilidade, de isolamento, de incapacidade e impotência.
pintura andrew.weter
 Os ciúmes de Juan Pablo do marido de Maria (que é cego), de seus parentes e de todas as outras pessoas traduz a sua raiva por não saber se comunicar.
Pintura de um homem andando só por uma rua deserta...

















É no seu desgaste, pelas ruas portenhas, que Juan Pablo deixa claro que não somos nunca o todo de nós mesmos.pesquisa internet.

Nenhum comentário: