segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Emocionante :MEMÓRIAS AFETIVAS: 50 ANOS DE CINEMA NA UNB

 
Na Coordenação da Profª Drª Tania Montoro a Universidade de Brasília (UnB)
Júnior Aragão/Divulgação
 alcança seu jubileu, completando 50 anos de vida e história. E não poderia deixar de
rememorar a fecunda relação que sempre marcou o curso de cinema da UnB, o segundo mais antigo do país, bem como a produção audiovisual da cidade e a realização do mais tradicional

Rosângela Carvalho, Maria do Rosário Caetano e George Duarte
festival dedicado ao cinema brasileiro - nascido no palco do auditório Dois Candangos da UnB, na primeira semana do cinema brasileiro.

O seminário quer refletir sobre a formação de realizadores, profissionais e pesquisadores do

Filme - Taguatinga Em Pé de Guerra - de Armando Lacerda
audiovisual, entrecruzando-a com a modernidade de Brasília e a emergência de um cinema

Maria Sena
novo e nacional que inaugura um olhar singular sobre o interior e a diversidade destes tantos Brasis.

A intenção é sublinhar a relação da universidade com o imaginário da cidade, focando o prisma na narrativa afetiva sobre um lugar - um tempo, um espaço, um fragmento, um momento, um instante. Esse movimento permite e possibilita que os filmes desnudem a alma de uma cidade e de sua universidade em um espaço arquitetônico, um personagem, uma autoria.

Esta coleção de filmes sublinha o fluxo do tempo de forma a atualizar o passado no presente, de

Manfredo Caldas
maneira a tornar indiscernível qualquer distinção temporal. É esse o propósito dessa iniciativa, que homenageia seus professores, alunos, pesquisadores, servidores e realizadores nesse quase
 Fot. Eraldo Peres/Photo Agência
meio século de cinema na UnB, período em que importantes prêmios do cinema foram recebidos pela comunidade universitária em festivais, mostras e jornadas tanto pela

Paulinho Fonseca
competência técnica e capacidade criativa quanto por experimentações de linguagens, gêneros, estéticas e formatos que hibridizam as artes visuais e sonoras com tecnologias de vanguarda, o que muito honra essa instituição inovadora que sempre foi a UnB.
 Debates aconteceu no dia        18 de setembro (terça-feira) - Kubitschek Plaza Hotel - Salão Tiradentes
E como tudo começou - Meio século de cinema na UnB
A mesa reúne professores e alunos que, ao longo dos anos 1960 e 70 fundaram, refundaram e mantiveram o curso de cinema da UnB - legendária e utópica referência para o ensino do audiovisual, marco da resistência democrática, território da livre expressão e da arte. Trechos de filmes serão exibidos no início do encontro.
Participantes:
Foto: Marcelo Dischinger
 Vladimir Carvalho,

 
 Fernando Duarte,

 Marcos Mendes,

 Geraldo Moraes,

 Pedro Jorge de Castro e

Tizuka Yamazaqui.
Homenagem a José Damata, por sua inestimável contribuição na criação dos cineclubes, bem como na formação de novos públicos, alunos, cinéfilos e cineastas da cidade.
Mesa 2 - 14h30 às 16h - Kubitschek Plaza Hotel - Salão Tiradentes
Como tudo continuou - Dos anos 80 aos dias de hoje
A mesa reúne a experiência do curso de cinema, desde a perspectiva de diferentes gerações de ex-alunos até as memórias e vivências afetivas das diferentes fases do curso, dos momentos, fatos, episódios que, durante os anos 70 e 80, conferiram identidade ao cinema da capital. Trechos de filmes serão exibidos no inicio do encontro.
Participantes:
Foto J. Freitas - ABr
Sérgio Moriconi,

Pedro Anísio, João Lanari, Armando Lacerda,
foto Joao Tatu
 Maria do Rosário,

 Mallú Moraes e João Facó.
foto retirada focebook
Homenagem a Maria Coeli, uma das primeiras alunas da UnB e professora de artes e cinema da Universidade, pelo trabalho pioneiro e tenaz no registro e docência do audiovisual na cidade.
Professores convidados: Armando Bulcão,

 Dácia Ibiapina, David Pennington, Denise Moraes, Erica Bauer, Mauro Giuntini, Tânia Montoro, Gustavo Castro, Susana Dobal Jordan.
Ex-alunos convidados: André Carvalheira, André Luís da Cunha, Ardiley Queiroz, Argemiro Neto, Cássio Pereira dos Santos, Daniela Proença, Dirceu Lustosa, Dizo Dal Moro, Erico Cazarre, Felipe Gontijo, José Eduardo Belmonte, Marcelo Díaz, Nôga Ribeiro, Santiago Dellape, Marcela Tamm e Adriana Vasconcelos.http://www.festbrasilia.com.br/noticias/memorias-afetivas-50-anos-de-cinema-na-unb e imagens google

Nenhum comentário: