quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Morreu o realizador japonês Koji Wakamatsu

Um dos cineastas mais rebeldes do Japão, Kôji Wakamatsu morreu nesta quarta-feira (17) em decorrência de ferimentos que sofreu ao ser atropelado por um táxi em Tóquio, na sexta-feira. Ele tinha 76 anos. Com mais de cem filmes, iniciou a carreira nos anos 1960.
de Renaud Monfourny
 Seu cinema era provocativo, misturando a estética de vanguarda disseminada pela nouvelle vague francesa com temas políticos, violência e erotismo.

Em 1965, seu Secrets Behind the Wall foi selecionado pelo Festival de Berlim, causando polêmica no Japão. Em virtude da controvérsia, ele abandonou o estúdio Nikkatsu, onde começou a carreira, e fundou sua produtora independente.

Em 1971, o artista foi novamente alvo de controvérsia por dirigir um documentário sobre a Frente pela Libertação da Palestina em parceria com um membro do grupo comunista Exército Vermelho Japonês. Em 1975, voltou a chocar a sociedade japonesa ao produzir

cena do filme Imperio dos Sentidosf
 O Império dos Sentidos, de Nagisa Oshima.
Nos anos 1980 e 1990 sua produção diminuiu, mas nos anos 2000 voltou a ficar em evidência.

Em 2010, Caterpillar, drama sobre a 2.ª Guerra, foi selecionado para o Festival de Berlim. Neste ano, sua cinebiografia do escritor Yukio Mishima, 11:25:

 The Day He Chose His Own Fate, foi exibida no Festival de Cannes. No mês passado, outro drama,

The Millennial Rapture, passou em Veneza.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.http://www.mymovies.it/biografia/?r=3461

Nenhum comentário: