sábado, 16 de março de 2013

73 anos Bernardo Bertolucci um dos maiores cineastas do nosso tempo

"Eu não acho que qualquer forma de exportar cultura através de armas ou tanques".
Bernardo Bertolucci
Bertolucci nasceu em 16 de março de 1940 em Parma, Itália em uma atmosfera de conforto e intelectualismo.Seu pai, um poeta, antologista crítico de cinema e professor de história da arte, incentivado interesse Bernardo de infância em filmes de freqüência levá-lo para exibição de filmes. Na idade de 15 Bertolucci fez dois filmes curtos sobre as crianças, mas também foi ganhando o respeito de toda a Itália como um escritor.
Seu primeiro livro, Em Busca do Mistério (Em cerca del Mistero), ganhou o Prêmio Viareggio, um dos principais prêmios literários da Itália.  Na Universidade de Roma (1958-1961) Bertolucci começou a sua carreira no cinema como assistente de direção de Pier Paolo Pasolini. 
Depois de seu trabalho em Accattone de Pasolini, Bertolucci deixou a Universidade de Roma, sem se formar e embarcou em um estudo independente de filme.

  Filme de Bernardo Bertolucci, primeiro longa, The Grim Reaper (La Commare Seca), foi
 filmado em locações em Roma, em 1962.
 Antes do (Prima della Rivoluzione) Revolução,
 filme seu segundo, não fez melhor comercialmente do que The Grim Reaper, mas ele ganhou reconhecimento no Festival de Cinema de Cannes, em 1964.  Por um período de cerca de cinco anos Bertolucci não foi capaz de levantar fundos para outro filme de longa-metragem, mas em vez dirigiu uma série de documentários e ajudou diretor Julian Beck com algumas de suas produções. 
Seu próximo filme, Strategia da Aranha (La Strategia del Ragno), foi considerada como uma
melhoria sobre os seus dois primeiros longas-metragens, no entanto, não foi até o
lançamento de O Conformista (Il conformista), em 1970, que a excelência como diretor Bertolucci, tornou-se evidente.  O filme lida com a Itália fascista sob Mussolini e é tanto artística e intelectual com um caminho sinuoso, narrativa não-linear, que conclui na noite de destituição de Mussolini do cargo.
 Dois anos mais tarde Bertolucci dirigiu O Último Tango em Paris (Ultimo Tango a Parigi), um filme erótico estrelado por Marlon Brando, que abriu a porta para o erotismo, em geral, de liberação filmes.
Bertolucci filmes posteriores incluem 1900 (Novecento),

 o Luna filme poderoso, e
 O Último Imperador, um conto épico do último imperador deposto da China, que ganhou nove Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor.  Seu filme mais recente, intitulado
     
Beleza Roubada (Ballo da Sola), estrelas emergente atriz Liv Tyler.
http://filmow.com/bernardo-bertolucci-a14879/imagens google e bin

Nenhum comentário: