terça-feira, 18 de junho de 2013

A noção de capitalismo tardio na obra de Jürgen Habermas

O tema da democracia constitui talvez o tema mais importante na obra do filósofo alemão Jürgen Habermas.
Livro: CRISE DE LEGITIMACAO NO CAPITALISMO TARDIO,A
 No entanto, apesar da importância essencial de uma discussão vinculada diretamente aos seus aspectos normativos, pretendemos testar uma perspectiva complementar no estudo desta temática. 
Ora, é importante ressaltar que Habermas pensou a democracia não apenas a partir de suas possibilidades normativas de realização de ideais como os de autonomia e auto-determinação. Como um autêntico teórico crítico, ele também investigou as possibilidades concretas de institucionalização de formas democráticas de governo. 

A análise da relação tensa entre capitalismo e democracia é importante para refletir sobre os condicionamentos sistêmicos ou estruturais que o capitalismo impõe ao funcionamento dos regimes democráticos liberais. 
AtlasBusinessman.jpg
Ou seja, trata-se aqui de pensar a democracia a partir de suas possibilidades concretas de realização, o que pressupõe levar em conta os obstáculos impostos pelo capitalismo tardio. 
foto sebastiao salgado
o tratamento dessa problemática surge a partir dos diagnósticos do capitalismo tardio produzidos pelo autor ao longo de diversas obras, culminando na sua Teoria da Ação Comunicativa (1981). 

Ademais, na trilha de Habermas, nos perguntaremos acerca do estado desta relação tensa no 
Foto: Acesse www.capitalismoparaospobres.com

Ilustração de Jon Berkeley: http://www.debutart.com/illustration/jon-berkeley#/illustration
contexto do capitalismo contemporâneo, marcado pelo neoliberalismo, pela globalização e por crises.fonte Biblioteca Digital.imagens google/http://www.infopedia.pt/$jurgen-habermas

Nenhum comentário: