quarta-feira, 31 de julho de 2013

Poeta neoclássico Basilio da Gama

Teus olhos deixarão de ser estrelas;

Verás murchar no rosto as faces belas,

Poeta da fase neoclássica, José Basílio da Gama nasceu em São José do Rio das Mortes, MG, em 1741 e morreu em Lisboa, em 1795. Diversos são os filmes que representam o encontro belicoso entre duas culturas em tudo distintas, sejam elas do passado ou do presente. Mais do que isso, por diversos lugares do mundo, a própria realidade anda traduzindo os conflitos históricos em atuais cenas sombrias. 
Uruguai: Da Obra de Basílio da Gama, O (2011 - Edição 1)

Mais duzentos anos passados e o poema principal de Basílio da Gama, ‘O Uraguai’, uma aventuresca narrativa em versos, não perde sua contemporaneidade. Nesse conflito entre, de um lado, tropas coloniais e, de outro, os índios aldeados nas Missões, aparece, pela primeira vez, uma incorporação das paisagens e maneiras do mundo americano, com uma visível simpatia pelo índio, 
indicando um dos principais caminhos que o Romantismo, posteriormente, irá desenvolver. Entre o épico, o político e o lírico, num ambiente de belas paisagens, movimentos de ação e qualidade formal, os acontecimentos históricos são redimensionados pelo viés da invenção, demarcando a primazia do poético. 
Basílio da Gama, identificando-se com a terra americana e seus habitantes autóctones, foi, assim, o primeiro a entrever um diálogo cultural que será a marca registrada brasileira.

Nenhum comentário: