terça-feira, 15 de outubro de 2013

Debate Michel Foucault & Noam Chomsky sobre a natureza humana

Foto: Foucault não acreditava que a dominação fosse originária de uma fonte únicaoto: Wikimedia
"Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir."
Trechos da discussão histórica entre Michel Foucault e Noam Chomsky passaram muitas vezes inversas nos últimos anos. E há frequentemente referido a esses dois pensadores . Aqui  mostrando toda a discussão fascinante sobre filosofia e política, que , em 1971, foi gravado para a TV holandesa.
Michel Foucault (1926 - 1984) : filósofo francês , teórico social , historiador e crítico literário . Em seu trabalho tem o poder de pesquisas e seu funcionamento, como ele influenciou conhecimento e como ele é usado como uma forma de controle social. Ele é mais conhecido por seus estudos críticos das instituições sociais : como a psiquiatria , antropologia social , do sistema prisional e da história da sexualidade humana. Uma de suas melhores obras é 
" O Nascimento da Prisão, Vigiar e Punir " ( Vigiar e Punir : O nascimento da prisão ) de mudanças no modelo de criminoso de punir o corpo ( castigo corporal ) para punir o espírito .
Dentro de todos e de cada um, está um tesouro, que é preciso estudar.
Noam Chomsky (1928) : lingüista , historiador, filósofo , crítico e ativista político . Como o " pai da lingüística moderna " ( lingüística) , concentrei-me sobre a questão da contra inata .. o aprendido. 
Em sua carreira mais tarde evoluiu como um grande crítico da política externa dos Estados Unidos ( do Vietnã para a América do Sul para o Oriente Médio ) e publicidade nos meios de comunicação modernos, com um de seus melhores trabalhos.http://pt.wikipedia.org/wiki/Noam_Chomsky
 " Manufacturing Consent : A Economia Política da Missa mídia ".

Nenhum comentário: