sábado, 12 de outubro de 2013

Organização para a Proibição de Armas Químicas ganha Nobel da Paz




A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPQA) foi a escolhida para o Nobel da Paz de 2013, uma decisão anunciada dez dias depois de ter iniciado a supervisão do plano para a eliminação do arsenal químico da Síria.

No comunicado divulgado nesta sexta-feira, 11, em Oslo, o Comité Nobel Norueguês justifica a inesperada escolha com os “amplos esforços” desta organização intergovernamental “para a eliminação das armas químicas”. Desde a entrada em vigor da Convenção para a Proibição das Armas Químicas, em 1997, 80% dos arsenais existentes no mundo foram eliminados, segundo cálculos da própria organização.
Editora Abril
Depois de quase um século em que “foram usadas em várias ocasiões, tanto por Estados como por terroristas”, o recurso a este tipo de munições é atualmente “um tabu à luz da lei internacional”, sublinha o comunicado. 

No entanto, alguns países ainda não aderiram à convenção e outros não cumpriram o prazo de Abril de 2012 para a eliminação dos seus arsenais — “o que se aplica especialmente aos Estados Unidos e à Rússia”.


O principal motivo para que a escolha tenha recaído neste ano sobre a OPQA surge mais adiante, quando o Comité Nobel destaca que “os acontecimentos recentes na Síria, onde foram usadas armas químicas, marca a necessidade de dar novo impulso aos esforços para a eliminação de tais armas”.Fontes: The Guardian - Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons wins 2013 Nobel peace prize/imagens google

Nenhum comentário: