segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Três cientistas dos EUA são concedidos Prêmio Nobel de Economia


Três professores norte-americano ganhou o prêmio Nobel  de Economia segunda-feira para lançar luz sobre a forma de ações, títulos e casa os preços se movem ao longo do tempo, o trabalho que mudou como pessoas em todo o mundo investir.

Dois dos vencedores -
 
Eugene Fama, 74, e 

Lars Peter Hansen, 60 - lecionar na Universidade de Chicago.
shiller2.jpg
 O terceiro, Robert Shiller, 67 anos, é professor na Universidade de Yale e é bem conhecido como criador do índice Case-Shiller bem conhecida de preços das casas.
Os três economistas foram homenageados por investigação separada que expandiu coletivamente a compreensão dos preços dos ativos.
ilustração Paul Windle
Começando na década de 1960, Fama mostrou que os preços mudam tão rapidamente e de forma eficiente para refletir novas informações que os investidores não podem superar os mercados no curto prazo. Esta foi uma descoberta que ajudou a popularizar os fundos de índice, que investem em categorias de mercado amplo em vez de tentar escolher os vencedores individuais.
Duas décadas depois,
bob_shiller.03.jpg
 Shiller chegou a uma conclusão distinta: Isso, a longo prazo, os mercados muitas vezes pode ser irracional, sujeito a altos e baixos e os caprichos do comportamento humano. A Real Academia Sueca de Ciências, observou que os resultados dos dois homens "pode ​​parecer surpreendente e contraditória."


Hansen desenvolveu um método estatístico para testar teorias de precificação de ativos.
Os três economistas dividiram o prêmio de US $ 1,2 milhão, o último dos prêmios Nobel deste ano serão anunciados.
"Seus métodos têm moldado pesquisas subseqüentes no campo e seus resultados têm sido muito influente tanto acadêmica e prática", disse a academia.
Segunda-feira, Hansen disse que recebeu um telefonema da Suécia, enquanto em seu caminho para o ginásio. Ele disse que não tinha certeza de como ele vai comemorar, mas disse que estava "ainda trabalhando em tomar uma respiração profunda."
ilustração Paul Windle
Shiller, famoso por ter advertido contra as bolhas em ações de tecnologia e habitação que estouraram ao longo das últimas duas décadas, disse que reagiu com descrença quando ele recebeu um telefonema sobre o Nobel.
ilustração Paul Windle
"As pessoas me disseram que eu poderia ganhar", Shiller disse à Associated Press. "Eu descontado dele. Provavelmente centenas foram informados de que".
ilustração Paul Windle
Dos três vencedores, Fama foi o primeiro a ampliar o conhecimento de como os preços dos ativos movimento. Seu trabalho ajudou a revolucionar a investir por ilustrar o quão difícil era para prever 

o movimento dos preços das ações individuais no curto prazo. Foi uma descoberta que estimulou uma maior aceitação de fundos de índice como uma ferramenta de investimento.
Shiller mostrou que, a longo prazo, de ações e títulos mercados tendem a se comportar mais irracional do que os fundamentos econômicos sugerem. 

Que incentivou a criação de investidores institucionais, como os  fundos de hedge, que têm apostas em tendências de mercado.
No final de 1990, Shiller argumentou que o mercado de ações estava sobrevalorizado.

210807_revista_bolha_imobiliario.jpg
"E eis que, foi comprovado direito" quando a bolha no  ponto que  com estourou em 2000, disse o secretário do comitê Nobel Peter Englund.

"Ele também previu há muito tempo que o mercado imobiliário estava sobrevalorizado, e novamente ele foi comprovado direito", disse Englund. O mercado imobiliário dos EUA sofreu um acidente em 2007, que ajudou a alimentar a crise financeira global.

Englund disse que acredita que os três laureados concordam com os resultados para os quais foram atribuídos, apesar de Fama e Shiller têm diferentes "interpretações do mundo real."
"Não é nenhum segredo que, por Eugene Fama, o tipo de hipótese nula é de que os mercados funcionam bem e ele está disposto a acreditar que até que seja provado o contrário, enquanto que para Robert Shiller, eu acho que a sua hipótese nula é que há períodos de excesso de otimismo e pessimismo ", disse Englund.

Foto: «En la mayoría de los casos la ignorancia es algo superable. No sabemos porque no queremos saber.» (Aldous Huxley)
O índice Case-Shiller, uma medida principal de US preços dos imóveis residenciais, foi desenvolvido por Karl Case e Shiller, economista da Faculdade Wellesley.
Na década de 1980, Hansen desenvolveu um método estatístico para avaliar melhor as teorias como as de Fama e Shiller.

"Estes são três tipos muito diferentes de pessoas, e a única coisa que une todos eles é de precificação de ativos", diz David Warsh, que acompanha os economistas acadêmicos em sua diretores do blog Econômica.
www.nobelprize.org/‎imagens pesquisa internet

Nenhum comentário: