quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Coluna da Rê:O que passa Morre Ronald Biggs, o ‘ladrão do século’


O britânico Ronald Biggs, conhecido como o “ladrão do século”, morreu nesta quarta-feira, 18, aos 84 anos de idade. Ele ficou famoso pelo assalto ao trem pagador que ia de Glasgow a Londres em 1963.

Ronald Biggs vivia em um asilo para idosos no norte de Londres. Ele fez parte de um grupo de cerca de 15 homens que conseguiu assaltar o trem pagador Glasgow-Londres, levando ao todo 2,6 milhões de libras, uma quantia recorde para a época.

Os ladrões foram presos em janeiro de 1964. Biggs foi condenado a 30 anos de prisão, mas conseguiu fugir após 15 meses de detenção.

O britânico, que se submeteu a algumas cirurgias estéticas, viveu como foragido na Espanha, na Austrália e, principalmente, no Brasil, onde morou por cerca de 30 anos.

Quando descobriu que o ladrão estava no Brasil, o governo britânico iniciou — em vão — uma batalha judicial para sua extradição.

Em 2001, Biggs decidiu se entregar à Justiça britânica porque queria retornar para o Reino Unido. Nos últimos anos de sua estadia no Brasil, ele enfrentou dificuldades financeiras.

Ronald Biggs teve um filho no Brasil, Michael Biggs, que participou do grupo Balão Mágico e hoje é empresário.

Ao retornar para o Reino Unido, Biggs foi preso no centro de detenção Belmarsh, de segurança máxima.


 Em agosto de 2009, no entanto, ele foi libertado, pois estava muito doente.
Fontes: Folha de S.Paulo - Ronald Biggs, "ladrão do século", morre aos 84 anos no Reino Unido/imagens pesquisa internet

Nenhum comentário: