terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Hong Kong filme pioneiro Run Run Shaw morre aos 107



Sir Run Run Shaw, o magnata da mídia que ajudou a trazer chineses filmes de artes marciais para um público internacional, morreu em sua casa em Hong Kong na terça-feira com a idade de 107, a estação de televisão que ele fundou, disse na terça-feira .
foto retirada gentinghighlife
Televisão Transmissões Limited (TVB), disse em um  comunicado que o centenário seria, infelizmente, perdeu:
 I GETTY IMAGES
"Embora nós sabia que esse dia vai chegar, nenhuma palavra pode expressar adequadamente nossa tristeza e diminuir o nosso sentido de uma profunda perda", disse.

Com seu irmão mais velho, Runme, Shaw co-fundou um dos maiores estúdios de cinema do mundo, Shaw Brothers.

foto retirada .hkchcc.org


estrelas e diretores de toda a Ásia.
No  auge, na década de 1960 e 1970, os estúdios estavam fazendo mais de 40 filmes por ano, de acordo com uma biografia de escritores de história de cinema, Zhan Youpeng e Lan Chao.


A empresa já produziu cerca de 1.000 filmes desde 1958, e ajudou a lançar as carreiras de atores 
"Os irmãos Shaw -. 

Eles criaram o gênero de ação de artes marciais e fizeram enorme E foi copiado desde então", 
disse Patrick Frater, Ásia chefe da sucursal de publicação da indústria Variety.
Shaw também tem créditos em vários filmes dos EUA, incluindo, de Ridley Scott "Blade Runner".

Mais :China Hollywood sonho fica muito na tradução

Ele nasceu em 1907 na cidade de Ningbo, perto de Xangai, na China, embora haja alguma confusão sobre a sua data exata de nascimento, disse Frater.



Ele era o caçula de seis filhos genadas por bem sucedido comerciante de tecidos. Na década de 1920 ele se juntou a seu irmão Runje, em Cingapura, em um esforço para estabelecer um mercado para filmes em língua chinesa no sudeste da Ásia, de acordo com a Hong Kong Film Archive cronologia.

Em 1939, abriram 139 cinemas em toda a região.

"Run Run Shaw estava lá no início do século, quando o cinema levou o primeiro fora", disse Frater.

Após a Segunda Guerra Mundial, Shaw se mudou para Hong Kong e começou a se concentrar em produção cinematográfica, abrindo um estúdio de classe mundial chamado filme Cidade em 1961.
Seis anos depois, ele co-fundou a primeira estação de free-to-air de Hong Kong, TVB. A rede continua sendo uma das emissoras de língua chinesa mais influentes do mundo.

Shaw era um filantropo generoso, especialmente no sector da educação. O Prêmio Shaw, um prêmio internacional de ciência que ele estabeleceu, tornou-se conhecido como o "Nobel do Oriente."

O magnata da mídia foi nomeado cavaleiro pela rainha em 1977.Shaw recebeu de Hong Kong a 


mais alta condecoração de honra, a Medalha de Grande Bauhinia, em 1998, depois que o território voltou ao domínio chinês.
Ele permaneceu envolvido na indústria de mídia de Hong Kong bem em seus últimos anos, aposentando-se como presidente da estação de televisão, TVB, só em 2011 com a idade de 104.

Shaw é sobrevivido por sua esposa, Mona Fong, e quatro filhos.

Nenhum comentário: