quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Coluna da Rê:O que se passa Baixa Produtividade Dificulta a Competitividade

O grande desafio da economia brasileira está no aumento da produtividade do trabalhador, com ganho de competitividade das empresas nacionais. 
A relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o pessoal ocupado é fundamental para tornar as empresas mais competitivas, com maior participação de mercado, maior lucro, melhores preços, melhores condições de trabalho e maior remuneração aos colaboradores.

 A questão não é dizer que o brasileiro trabalha pouco, pois chegamos a trabalhar mais horas por dia que americanos e 
Foto: #Dodge. 1957. #SpaceAge

alemães. Nosso problema é a eficácia questionável e a baixa eficiência. Eficácia é a medida de alcance dos resultados desejados e eficiência refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.


Foto: Nom! <3

http://www.retroforladies.blogspot.com.br/
VAMOS FALAR SÉRIO? SE FOR EMPREGADO E TENTAR AUMENTAR A EFICIÊNCIA NO BRASIL, VAI RALAR SEM AMIGOS, VAI SER CHAMADO DE PELEGO (E PODE 
Foto: Bettie Page and Tempest Storm in Teaserama (1955).
VIRAR PRESIDENTE DO PAÍS), VAI FICAR SEM FAXINEIRA EM CASA, VAI TER 


Foto: *---*
Gaby.
CARRO RALADO TAMBÉM, VAI TER DE REDOBRAR OS CUIDADOS COM SEUS 
Foto
FILHOS SE OS TIVER NA ESCOLA ETC, TUDO EM NOME DE "CAUSAS" CUJO FUNDAMENTO MANÉS NEM CONHECEM. SE FOR PATRÃO, TU VAIS FICAR SEM 

EMPREGADOS, SEM NEGÓCIOS, PODE ATÉ SER DESONRADO (PATRÃO-LARANJA 
Foto: mãos a obra!
VIRA BICHA NO PEJORATIVO; MULHER-PATROA-NADA-BOA É "DADA POR PORTAS 
Foto

ABERTAS" NO PEJORATIVO TAMBÉM). E AÍ? A FIESP VAI TE AJUDAR A FAZER O PAÍS MELHORAR? A FEDERAL VAI TE MANDAR DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO? 

A DILMA VAI TE CONVIDAR PRUM TEA PARTY? OU TU VAIS ACABAR TÃO ISOLADO, TÃO PANGARÉ, TÃO MANÉ, QUE CONFUNDIRÁ O FBI E A CIA COM A MADRE TEREZA DE CALCUTÁ? PRONTO, COLEGA: TU RESPONDESTES ACENDI SIM; E EU, A 
Foto: Londres, década de 1940.
[Imagem via Estamparia Literária]
PUBLISHER QUE SELECINOU O ARTIGO AQUI DESTACADO PRA MANCHETE DE HOJE, ESCREVO O QUE JULGO CORRETO SIM, SEM PLEITEAR SALÁRIO MÍNIMO DE PATROCINADOR PRA ACENDER CÉREBRO.

Foto: Bom dia, honeys! Já viram a entrevista que fiz com a Juliana Lourenço sobre sua coleção de Barbies e revistas antigas? No blog: http://www.retroforladies.blogspot.com.br/2013/12/barbies-playboy.html

Como aumentar a eficiência do trabalho? A resposta está na melhora da administração do tempo das pessoas. Isso é uma questão de tecnologia e dos processos de trabalho. 
Foto: Deni.
Já o nosso problema de eficácia é cultural e está ligado aos valores sobre os quais se alicerça a sociedade brasileira. Não se pode dizer que somos ineficazes, mas pode-se questionar aquilo que valorizamos comparativamente às sociedades concorrentes.
Foto: ótima essa da coca!
 Por exemplo, no Brasil valoriza mais a titulação, o salário e o emprego do que a competência, a produção e o trabalho.


Fonte:Gabriel de Andrade Ivo é economista da Fecomércio/MG/imagens retirada Facebook

Nenhum comentário: