segunda-feira, 24 de março de 2014

HOJE EM BRASILIA : LANÇAMENTO DO "QTAIS", LIVRO DE POEMAS POETA LUIS TURIBA


Foto: EM BRASILIA,19 WATTS
Noite fulminea
Permitir-se
Soprar a ultima vigilãncia da lucidez
A Deus

quem não guerreia
não semeia a paz
regina bittencourt
LUIS TURIBA – Pernambucano da terra de Bandeira e João Cabral, foi criado no Rio de Janeiro. O Toribio português de seu avô se transformou em Turiba, palavra tupi-guarani que significa Alegria-Alegria. Jornalista, morou por mais de 30 anos em Brasília.

Fundou e coeditou a revista experimental de poesia BRIC-A-BRAC, em 1985.

Publicou Kiprokó, em 1977; Clube do Ócio, em 1980; Luminares, em 1982; Realejos, em 1988; a antologia Cadê?

 em 1998; Bala, em 2005; e MeiaOito em 2010, além do infantil LuísaLulusa, também em 2010. Foi assessor de Imprensa do Ministro Gilberto Gil no MinC por quatro anos, até 2005. Publicou um livro com os principais discursos do ministro Gil, e dois DVDs: Gil na ONU e Programa Mundial da Capoeira.

Recebeu a Bolsa Literária FUNARTE em 2008, pelo qual escreveu seu livro “MeiaOito”. Acaba de publicar o livro QTAIS pela editora 7Letras. Agora, trabalha para criar um site para receber todo o conteúdo da revista Bric-a-Brac.

via Luis Turiba

"Parafraseando Oswald: a massa ainda irá saborear os quitutes do meu QTAIS", 
QTAIS é um livro de balanço: o poeta para, garimpa seus Bric-a-Bracs e faz sua oferenda linguagens.

Um caminho de 30 anos foi percorrido a partir de Brasília e, agora, já aposentado, de volta ao seu querido Rio de Janeiro, lança em Brasília o seu primeiro livro carioca.
A professora Sylvia Cyntrão foi responsável pela organização do livro (Daiane Santos/UnB Agência)agencia UNB
Coube a professora de Poesia da Universidade de Brasília (UnB), Sylvia Cyntrão, jogar luz na leitura de QTAIS. Escreveu Sylvia:
reginabittencourt

"Trata-se de uma "poética do trânsito, da confluência, da divergência. Do encanto." E prossegue:
reginabittencourt
"Sobre este poeta, a celebrada Revista Bric-a-Brac, da qual foi criador e editor, diz tudo – um escritor que dá voz, que amplifica as vozes, que transforma o que ouve em ressonância. Pós-concretista-modernista-pós: na disputa pela verdade poética, no Brasil, Turiba não entrou – para nossa sorte de leitores. Autônomo, o inserimos na geração de 1980, de 1990, e nas que sucedem no século XXI. Preferiu ir registrando a magia dos deslizamentos do tempo: assim fazem os grandes.

 Alquimista confesso ("sigo alquimista/construindo amálgamas...") integra de diversificadas formas a poesia que espelha 500 anos de Brasil.


Na expressão da sensibilidade, da cidadania, das lutas pelas causas ambientais e das batalhas amorosas íntimas, Turiba compartilha olhares e lugares na representação de seu tempo. Nosso também.
O poema "Filosofia da flanelinha" explica melhor este poeta, mais do que mil palavras teóricas o fariam:
"fecha e

deixa solto"
QTAIS
Na orelha do livro, podemos conhecer sua proposta poética: "Escapando a rótulos e definições fáceis, a poesia de Turiba vibra na pluralidade, no carnaval de influências, tendências, experiências e expressões. Incorpora gírias e traços linguísticos, ecoa ritmos e gingas, exalta a amálgama de línguas e heranças – a afro, a lusa, a tupi. Nesse festim antropofágico, Zumbi, Pelé, Mandela, Xuxa e Amarildo; Caetano, Machado e Saramago são servidos com a mesma irreverência – o resultado é uma poética única, que faz ressoar a musicalidade e oralidade múltipla que caracterizam o Brasil.
regina bittencourt
O poeta Nicolas Behr, seu parceiro por 30 anos em Brasília nas revistas Bric-a-Brac e no grupo
de performance "OIPoema", leu o livro e comentou:
regina bittencourt
"Turiba é do tipo de poeta que não só escreve o que vive mas vive o que escreve. E vive bem. E escreve bem.
Luís Turiba
Mas o melhor de tudo é que compartilha. Mostra, aponta, denuncia. Em Turiba a poesia brota, jorra e flui. São poemas vividos e revividos, experimentados, suados. Mergulhe de cabeça neste livro e boa leitura, boa viagem."
Luis Turiba: contato: turibapoeta@gmail.com 21- 98288-1825
Deixo a vontande meus leitores para comprar e ler o livro QTAIS" com muito sabor digerir palavras que passea na nossa alma e leva a refletir
fonte-BLOG DO TURIBA

Nenhum comentário: