quarta-feira, 9 de abril de 2014

Filme Índio Cidadão? estreia na TV Câmara no Abril Indígena - mês de luta dos povos originários.‏

Foto: A União das Nações Indígenas, em ato de desobediência civil contra a tutela do Estado, coordena movimento político de participação popular na Constituinte (1987/88). 25 anos depois, o Movimento Indígena ocupa o Plenário da Câmara dos Deputados e realiza Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais ameaçados pelo próprio Congresso Nacional. Alheia ao direito e à justiça, a Nação Kaiowá Guarani é silenciada pelo extermínio sistemático de gerações de lideranças que revela o genocídio indígena em marcha no Mato Grosso do Sul.

Um filme de Rodriguarani Kaiowá e Equipe.
Índio Cidadão? é um documentário sobre a luta das Nações Indígenas brasileiras pelas conquistas, avanços e garantias da manutenção dos Direitos Constitucionais adquiridos na Constituinte de 1987/88.

O filme resgata dois momentos-chave nesse processo: a campanha popular realizada pelos povos indígenas na própria Constituinte e as duas mobilizações nacionais em Brasília,

ocorridas em 2013, contra os ataques legislativos do Congresso Nacional que culminaram com a ocupação da Câmara dos Deputados - período que ficou conhecido como “Abril Índigena”.

Saiba mais:https://www.facebook.com/indiocidadao
Fonte Julia Tolentino

Nenhum comentário: