terça-feira, 15 de abril de 2014

Meu caro amigo cineasta e escritor.Fernando Coni Campos vale a pena lembrar..faria 81 anos..


"Uma bela história, uma história bem contada, tem duas característica fundamentais, ela tem que mudar quem ouve e tem que mudar quem conta"
O livro Cinema: Sonho e Lucidez é uma reunião da reflexão sobre cinema do cineasta, morto em 1988, acrescida de alguns contos que mostram todo o seu domínio em contar histórias. Considerado um dos maiores roteiristas da nossa cinematografia.
Em 1983 seu filme 


"O Mágico e o delegado" foi aclamado no festival de Brasília levando os principais prêmios , o último e possivelmente melhor filme do grande Fernando Coni Campos (dentro da retrospectiva ao fotógrafo Mário Carneiro).















importância do  Fernando Coni Campos quando realizou O Mágico e o Delegado em 1983, final da ditadura militar. Parábola do regime que chegava ao fim?  Embora trate da época, o filme a extrapola e nos alcança com toda sua força: pelo menos enquanto o Brasil 



Fernando Coni Campos nasceu na Vila de São Francisco de Mombaça (BA), em 15 de abril de 1933, e faleceu no Rio de Janeiro, na véspera de natal de 1988.


Trabalhou, no fim da década de 1950, no escritório do arquiteto Lúcio Costa, e no começo da década seguinte com o designer Aloísio Magalhães.


Fernando Coni  dirigiu os filmes Morte em três tempos (1963); 

Viagem ao fim do Mundo (1968 – com trilha sonora de Caetano Veloso);
Ladrões de cinema (1977); 


"O Mágico e o delegado"1983
-"É uma pena que seus filmes sejam tão inacessíveis ao grande público, pois Fernando buscava o popular -  sempre quis fazer a ponte entre o popular e o intelectual. Um diretor com o  várias vertentes em outras áreas: arquitetura, poesia, artes plásticas e, é claro, o cinema; se na sua cabeça cabiam milhares de referências, os seus filmes eram os mais abertos possíveis, a expressão mais sincera de um homem que quis fazer cinema no Brasil. E conseguiu. Que seus filmes sejam mais vistos hoje, quando são totalmente relevantes e pertinentes.-"

Nenhum comentário: